Mais de 1 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde a invasão russa, segundo contagem da agência de refugiados da ONU, divulgada na noite de quarta-feira (2.mar.2022). O número corresponde a mais de 2% de toda a população ucraniana, que era de 44 milhões em 2020, de acordo com o Banco Mundial.
No Twitter, Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados, escreveu: “Em apenas 7 dias, assistimos ao êxodo de 1 milhão de refugiados da Ucrânia para os países vizinhos. Para muitos outros milhões, dentro da Ucrânia, é hora de as armas silenciarem para que a assistência humanitária, que salva vidas, possa ser fornecida”.
O Acnur (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) previu que até 4 milhões de pessoas poderão sair da Ucrânia durante a guerra, mas alertou que a projeção pode ser revisada para cima, dependendo da escalada do conflito.
O porta-voz do Acnur, Shabia Mantoo, disse na quarta-feira (2.mar) que, se continuar “nesse ritmo”, as saídas da Ucrânia podem se tornar a “maior crise de refugiados deste século”.
Poder 360