Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece com Cristiano Zanin Martins, advogado do presidente eleito, Lula (PT). A assessoria do juiz do STF confirmou à Revista Oeste que o magistrado esteve com Zanin. Ambos encontraram-se em um restaurante de Nova Iorque nesta segunda-feira, 14.
Zanin defendeu Lula em processos no STF, obtendo vitória na maioria deles. Durante um julgamento, o advogado chegou a arrancar lágrimas do ministro Gilmar Mendes, que aproveitou a sessão para elogiar Zanin.
Barroso está em Nova Iorque para participar de um evento sobre “liberdade e democracia”. O convite foi feito pelo grupo empresarial Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria. O Lide convidou ainda outros cinco juízes da Corte, além de ex-integrantes do tribunal e o ex-presidente Michel Temer (MDB). Na cidade, Barroso chegou a ser confrontado por uma mulher descontente com a atuação do STF. Ao ser interpelado sobre como estava se sentindo, o ministro respondeu “feliz pelo Brasil”. Há duas semanas, Lula foi eleito presidente.
Durante sua exposição hoje no Lide Brazil Conference, Barroso disse que o STF “não tem lado político”. “Criou-se uma lenda no Brasil, difundida pelas redes sociais, de que o STF é contra o presidente Bolsonaro”, disse Barroso. “O Supremo é a favor da Constituição e das leis. Todos os presidentes têm queixa contra o STF. O presidente Lula tinha queixas, a presidente Dilma tinha queixas, tenho certeza de que o presidente Temer tem queixas. A diferença é que nenhum deles atacou o tribunal e nenhum deles atacou os seus ministros.”
Sobre o encontro entre Barroso e Zanin, a assessoria do magistrado informou a Oeste que “o ministro almoçou ou jantou com diversos participantes do encontro, que inclui empresários, políticos e advogados. Cristiano Zanin era um dos participantes”. Por ora, não se sabe quem são as outras pessoas.
Revista Oeste