Na tarde desta quinta-feira, 21 de abril, o presidente Bolsonaro surpreendeu a todos fazendo uma live nas redes sociais para anunciar um decreto no qual concede graça ao deputado Daniel Silveira, condenado ontem à prisão pelo Supremo Tribunal Federal.
Graça é o perdão de pena para um condenado. Como todo ato administrativo, é preciso avaliar as condições e os critérios, estando passível, s.m.j., a análise dos princípios que devem reger a administração.
Como sempre vem fazendo durante todo o mandato, sempre que confrontado, o presidente novamente “dobra a aposta”. E, ao dizer que seu decreto “será cumprido”, o presidente sinaliza mais uma vez que está pronto para dobrar novamente a aposta, caso seja novamente contrariado.
O decreto se fundamenta numa ADIn, cujo relator é o próprio ministro Alexandre de Moraes, no sentido de que o Supremo Tribunal Federal não pode controlar o mérito do decreto de indulto ou graça (ADIn 5.874).
Veja a íntegra do vídeo:
O julgamento de Daniel Silveira no STF ocorreu nesta quarta-feira, 20. Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal. O parlamentar, no entanto, foi absolvido da imputação de incitar a animosidade entre o STF e as Forças Armadas.
Migalhas
I was excited to discover this website. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every part of it and i also have you book-marked to look at new things on your website.