Os trabalhadores de limpeza urbana iniciaram uma paralisação de atividades nesta segunda-feira (22) em Mossoró e mais cinco municípios do Rio Grande do Norte. A manifestação integra um movimento nacional da categoria para cobrar a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como “PL dos Garis e Margaridas”, que cria o piso salarial nacional da função.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a paralisação começou às 6h e segue dentro do que prevê a Lei de Greve, com manutenção de cerca de 40% do efetivo para evitar transtornos graves à população.
O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente aguarda análise e votação no Senado Federal. Segundo a entidade, a regulamentação é necessária para padronizar condições de trabalho em todo o país.
“A nossa proposta está pronta para ser pautada. Hoje, só aqui no Rio Grande do Norte existem até cinco valores diferentes de piso salarial e seis tipos de auxílios distintos para a mesma função. O trabalho é o mesmo, o risco é o mesmo, mas os direitos variam muito de uma cidade para outra. Queremos justiça e valorização da categoria”, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp.
Onde ocorre a paralisação
A medida afeta os seguintes municípios:
- Mossoró
- Natal
- Parnamirim
- São Gonçalo do Amarante
- Extremoz
- Ceará-Mirim
Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, a categoria não pretende realizar greve.
A recomendação do sindicato é para que a população não coloque o lixo para recolhimento nesta segunda-feira.
“Vai estar comprometido. Então pedimos que não deixem o lixo fora hoje. Mas amanhã volta ao normal”, completou o presidente.
Foto: Sérgio Henrique


