in , , ,

Ufersa Pau dos Ferros busca aprovação para Curso de Medicina e almeja impulsionar saúde no Oeste

Comissão da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) se reúne para planejar implantação de curso de Medicina em Pau dos Ferros, RN. Proposta promete beneficiar população local e de estados vizinhos, impulsionando serviços de saúde. Após restrição, nova tentativa de aprovação ocorre em meio à visita prevista do Ministro da Educação e do presidente Lula ao estado. Viabilidade técnica é sustentada pela crescente demanda por profissionais médicos na região e consolidada posição da Ufersa.

Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

O campus de Pau dos Ferros, pertencente à Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), está empenhado em pleitear junto ao Ministério da Educação (MEC) a autorização para a implantação do curso de Medicina na cidade. Uma comissão da universidade se reuniu na segunda-feira (7) para discutir detalhes do projeto.

Conforme a proposta em elaboração, Pau dos Ferros atende todos os requisitos essenciais para a oferta do curso. “A Ufersa está pronta para receber o curso de Medicina, que terá um impacto significativo na Região Oeste Potiguar. Pau dos Ferros atende não apenas à população do próprio estado, mas também de estados vizinhos como Paraíba e Ceará. Um curso desse tipo impulsionará os serviços de saúde na região, e a Ufersa está de braços abertos para recebê-lo”, afirma Reudsman Rolim, diretor do campus da Ufersa em Pau dos Ferros.

Os primeiros passos para a concepção do projeto remontam a 2014. Em 2018, a comissão havia submetido uma proposta de criação do curso ao MEC. Entretanto, no mesmo ano, uma portaria do Governo Federal estabeleceu a proibição de abertura de novos cursos de Medicina em todo o país. Tal medida vigorou por cinco anos, até abril de 2023.

Com a revogação dessa restrição, a comissão da Ufersa retomou suas atividades, com a intenção de apresentar uma nova proposta para a abertura do curso no campus de Pau dos Ferros. Essa proposta será entregue ao atual Ministro da Educação, Camilo Santana, que planeja visitar o Rio Grande do Norte neste mês, acompanhado pelo presidente Lula.

Para o professor Gilton Sampaio, membro da comissão responsável pelo projeto, o crescimento das redes de atenção à saúde, a alta demanda por profissionais médicos na região e a consolidação da Ufersa como instituição de referência na cidade são aspectos que sustentam a viabilidade técnica para a implantação do tão aguardado curso de Medicina no campus. O engajamento da Ufersa nesse esforço demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento acadêmico e aprimoramento da saúde regional.

Avatar photo

Postado por Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tumor de 10kg é retirado de ovário de paciente após dois anos de espera no Hospital Regional de Currais Novos, RN

Allyson anuncia data da ordem de serviço para início das obras do “Mossoró Realiza”