in , ,

Desemprego no Brasil sobe para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, aponta IBGE

Apesar deste aumento, a taxa de desemprego atual ainda é inferior aos 8,8% observados no mesmo período do ano anterior.

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A taxa média de desemprego no Brasil subiu para 7,9% no trimestre encerrado em março de 2024, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, encerrado em dezembro de 2023.

Apesar deste aumento, a taxa de desemprego atual ainda é inferior aos 8,8% observados no mesmo período do ano anterior. O IBGE destaca que a população desocupada atual é 8,6% menor do que a registrada no mesmo trimestre de 2023, indicando uma melhoria em relação ao ano anterior.

O aumento da taxa de desocupação foi influenciado pela diminuição da população ocupada, que recuou 0,8% na comparação com o trimestre anterior. No entanto, a quantidade de trabalhadores ainda é 2,4% maior do que o número encontrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) no primeiro trimestre de 2023.

O IBGE ressalta a importância de considerar esses movimentos como parte das dinâmicas do mercado de trabalho, que podem variar por diversas razões, incluindo mudanças econômicas e sazonais.

Avatar photo

Postado por Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia revela que suspeito de assassinato de psicóloga em Assú tentou usá-la como ‘ponte’ para reconciliação com ex-namorada

Allyson Bezerra domina cenários estimulado e espontâneo em nova pesquisa eleitoral