in

Notícias do Turismo

Presidente da ABAV/RN, Michelle Pereira, espera adesões das agências de viagens da região Oeste.

ABAV/RN EM MOSSORÓ

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), reunirá agentes de viagens de Mossoró e região, na próxima quinta-feira, 28/04, no auditório do escritório regional do SEBRAE. O encontro, denominado de “ABAV-RN vai até o agente”, tem por objetivo arregimentar novos associados, em especial os de nossa região, apresentando a estes os benefícios de ser afiliado à entidade, além de um momento de networking entre os agentes.

Na oportunidade, o Consórcio Turístico Costa Branca, formado pelos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Baraúna, será apresentado aos agentes como um novo e diferenciado destino turístico do RN. Um vídeo que está sendo produzido em uma parceria entre a produtora Canal2 de Mossoró e a Costa Branca Travel, contendo as potencialidades da região, será exibido.

O encontro Promovido pela ABAV conta com o apoio do SEBRAE e da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT). Os secretários de turismo dos municípios citados, deverão estar presentes.

MOSTRA DE CINEMA EM MOSSORÓ

Fest Curta Mossoró reuniu cineastas, diretores, produtores, atores e atrizes de renome nacional.

Em um aprova inequívoca de sua vocação em realizar eventos, Mossoró realizou com muito sucesso o 1º Fest Curta Mossoró. O evento reuniu de 20 a 23 de abril, no Teatro Lauro Monte, amantes da 7ª arte, diretores, produtores, atores e atrizes, de Mossoró e de vários Estados do País, sendo alguns destes de projeção nacional e internacional, ganhadores de festivais.

A luta incansável, de seu idealizador, cineasta Jean Custo, possibilitou que Mossoró recebesse o evento, que agregará ainda mais valor ao já movimentado e diversificado calendário cultural da cidade que é insuperável na região NE.

Mais de 400 filmes de curta duração foram inscritos durante o festival, considerado um número expressivo para uma primeira edição. Oficinas, workshops e debates complementaram o belo evento.

MOSSORÓ CIDADE JUNINA É APRESENTADO A EMPRESÁRIOS

Secretário Etevaldo Almeida, da Cultura e Franklin Filgueira, secretário de Turismo, apresentaram o projeto junino de Mossoró à classe empresarial.

A prefeitura de Mossoró, através da secretaria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, reuniu empresários, representantes do trade turístico e dirigentes de entidades representativas, na sede do CDL Mossoró.

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto do Mossoró Cidade Junina e toda suas nuances como um projeto par além da festa, com observações no viés econômico. Em 2019 o MCJ movimentou cerca de 90 milhões na economia da cidade, com reflexos na região. Conforme recentes estudos, para cada real investido, quatro retornam à economia da cidade.

Os secretários Etevaldo Almeida, da Cultura, e Franklin Figueira, do Turismo, realçaram pontos e dissiparam dúvidas, por exemplo, sobre a realização do Pingo da Mei Dia no Corredor Cultural, captação de patrocínios e a entrega de equipamentos como o Memorial da Resistencia, Estação das Artes e praça da Convivência, que abrigam parte dos projetos culturais.

Por fim, pediram apoio dos setores envolvidos na promoção das festividades e na receptividade aos visitantes.

A expectativa, após 2 anos sem o evento sendo realizado de forma presencial, é que a cidade receba um número recorde de visitantes. Para o Pingo da Mei dia, que abre o São João de Mossoró, no dia 04 de junho, já é sabido que não existem mais vagas nos 16 equipamentos hoteleiros da cidade.

CENTRO DE CONVENÇÕES PARA MOSSORÓ

Centro de Convenções ainda é um sonho para Mossoró.

Cada vez mais fica clara a necessidade de Mossoró edificar seu centro de convenções. Há anos fora do circuito de eventos como congressos, seminários, mostras, festivais, que ocorrem nas capitais vizinhas, Natal e Fortaleza/CE, Mossoró convive com a chamada evasão de renda, por não dispor de um ambiente para sediar grandes projetos que são realizado na região Nordeste. Prova disso foi a impossibilidade de abrigar o Congresso Brasileiro de Folclore, cooptado legitimamente em Maceió e que seria realizado em 2019, o que faria de Mossoró a primeira cidade, não capital, a receber o festival. A inexistência de um Centro de Convenções, se constituiu como um dos empecilhos à realização do mesmo, impossibilitando que cerca de 3mil pessoas de várias partes do Brasil, viesse à nossa cidade e movimentasse nossa economia, com ocupação do parque hoteleiro, de restaurantes e diversos outro serviços oferecidos pelo setor produtivo do Turismo.

Um documento está sendo elaborado, devendo ser assinado por diversas entidades representativas de Mossoró e região, e encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores de Mossoró, por intermédio da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo (FRENTUR), para que chegue à Assembleia Legislativa Estadual e aos órgãos de turismo (SETUR e EMPROTUR) do governo do Estado.

FICRO E MTR RETORNAM NO FORMATO PRESENCIAL

Assim como a FICRO, a Mostra de Turismo Regional, em sua 4ª edição, será realizada no formato presencial.

A centenária Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), irá realizar em novembro deste ano, a tradicional Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), e a Mostra de Turismo Regional (MTR). A 34ª edição da maior feira de negócios do RN e a 4ª edição do principal evento de turismo de Mossoró e região, serão realizadas de forma presencial, de 03 a 06, a princípio na Estação das Artes.  

A retomada da FICRO presencial, ou mesmo de forma hibrida, com parte sendo realizada no formato virtual, é uma vitória do empreendedorismo, das tendências, inovações e tecnologias que a feira sempre proporcionou à cidade e aos seus visitantes ávidos por novidades. Já a Mostra de Turismo será retomada na hora em que a atividade vive seu melhor momento na região, com a criação do consorcio turístico da Costa Branca, que envolve, além de Mossoró, os municípios de Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue.

CORREDOR CULTURAL CORRE CONTRA O TEMPO

Praça da Convivência será entregue parcialmente para o MCJ 2022.

Há mais de 10 anos sem receber os cuidados necessários, o Corredor Cultural de Mossoró passa neste momento por reformas estruturantes e conceituais. Incrustado na região central da cidade, o complexo de lazer e entretenimento, compreendendo 2,2 km de extensão, terão recuperados até o final deste ano, todos os seus equipamentos turísticos. Alguns deles já no mês de junho, ainda que de forma provisória, em razão da realização das festividades juninas da cidade. A Estação das Artes, o Teatro Municipal e o Memorial da Resistência, que abrigam diversos projetos do Mossoró Cidade Junina, o maior evento popular do Rio Grande do Norte, que figura ainda entre os três maiores eventos do gênero realizado no País, serão entregues parcialmente.

O principal equipamento turístico do Corredor, a Praça da Convivência, além da reforma física, receberá ainda investimentos para seu pleno funcionamento, na área da gestão administrativa. Com os diversos problemas verificados ao longo dos muitos anos, a prefeitura de Mossoró dispõe de projetos oriundos do SEBRAE e da FECOMERCIO que orientam o melhor formato de funcionamento da área, que conta com 24 equipamentos gastronômicos.

Avatar photo

Postado por Oberi Penha

Oberi Penha é um Consultor de Turismo e Eventos, com reconhecimento do MTur/EMBRATUR e da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Ele exerce o cargo de Secretário Executivo do Mossoró Convention & Visitors Bureau, entidade representativa do trade turístico de Mossoró e região.

Como Administrador da agência de Turismo receptivo Continente Costa Branca, tem forte atuação no desenvolvimento do Turismo de Mossoró e da região da Costa Branca. Na área de eventos, desde 2003, coordena a realização da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), uma das maiores feiras de negócios do RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Família encontra jacaré de mais de dois metros no quintal de casa no interior do RN

BTG Pactual: cai a diferença entre Lula e o presidente Bolsonaro