in , ,

Startup do RN inova em monitoramento de água com IA e conquista licitação da Petrobras para usinas termelétricas

Empresa deve receber R$ 9,7 milhões para concluir projeto até 2026.

Sistema vai usar inteligência artificial para controlar parâmetros da água em usinas da Petrobras — Foto: Cedida

Em uma conquista significativa para o setor de tecnologia e inovação brasileiro, a startup Turinga, sediada no Rio Grande do Norte, venceu uma licitação da Petrobras para desenvolver um avançado sistema de monitoramento de água empregando Inteligência Artificial (IA). Este projeto, dotado de um investimento de R$ 9,7 milhões, integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da estatal petrolífera e tem previsão de conclusão até junho de 2026.

O foco da inovação está nas torres de resfriamento de usinas termelétricas, onde o novo sistema promete revolucionar o controle dos parâmetros da água utilizada. Rodrigo Souza, sócio da Turinga, destaca o potencial amplo da tecnologia: “É uma tecnologia 100% desenvolvida no Rio Grande do Norte que pode ser usada em qualquer setor da indústria que precise monitorar os parâmetros da água, como viveiros de camarão, por exemplo”.

Antes da inserção da IA, o sistema da Turinga já era utilizado pela Petrobras para monitoramento da água, porém de forma manual. A tecnologia permitia a avaliação dos parâmetros da água e a geração de relatórios que, então, demandavam intervenção humana para a aplicação de tratamentos necessários.

A inovação trazida pela aplicação de Inteligência Artificial transforma completamente esse processo. Agora, o sistema não apenas realiza o monitoramento, mas também identifica, alerta sobre alterações nos padrões de qualidade da água e procede automaticamente com a aplicação dos produtos químicos necessários para o tratamento, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana. “Nesse novo formato o sistema identifica e corrige o problema sem necessidade de intervenção humana”, explica Rodrigo.

Sistema implantado em usinas termelétricas foi criado no Rio Grande do Norte — Foto: Cedida

O sistema tem um papel crítico nas usinas termelétricas, principalmente no sistema de resfriamento, essencial para manter os equipamentos operando dentro dos limites de temperatura adequados. A água é avaliada sob diversos parâmetros, incluindo pH, condutividade e turbidez.

A Petrobras já havia instalado o sistema sem IA em três usinas termelétricas (UTE Três Lagoas, UTE Termorio e UTE Canoas) e está em processo de integração e comissionamento em outras, com a expectativa de que a inteligência artificial agregue ainda mais valor, permitindo um controle em tempo real e automatizado dos parâmetros de qualidade da água.

Esse avanço promete não apenas otimizar o monitoramento e tratamento da água nas usinas termelétricas, mas também reduzir significativamente a incidência de falhas relacionadas a incrustações, perda de eficiência e corrosão dos equipamentos, além de diminuir a dependência de análises externas e os custos com manutenções.

A Turinga se destaca no cenário nacional como uma potência na criação de soluções de automação industrial, desenvolvendo tanto softwares quanto hardwares, com uma equipe formada por cientistas e engenheiros altamente qualificados. Este projeto coloca não apenas a Turinga, mas também o Rio Grande do Norte, no mapa global da inovação tecnológica, destacando o potencial brasileiro na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Avatar photo

Postado por Erinaldo Silva

Erinaldo Silva é um jornalista potiguar de destaque, nascido em 25 de março de 1985 em Felipe Guerra, RN. Com uma carreira brilhante e apaixonado pela comunicação, ele se tornou influente na região, conquistando o respeito dos mossoroenses e sendo agraciado com a cidadania mossoroense. Sua experiência inclui passagens por rádios e jornais impressos, abordando com competência temas diversos, desde política e economia até outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Superação e união: A história de Raylly Victoria e a conquista de um sonho

Justiça do RN condena empresa após gerente ser forçada a caminhar em brasas por metas não atingidas