in ,

Encontro entre Funasa e Governo do RN impulsiona agenda de saneamento no estado

Presidente Lenildo Morais e governadora Fátima Bezerra trataram de convênios em andamento e novas oportunidades de cooperação para beneficiar população potiguar

Garantir mais acesso à água, ao saneamento básico e à saúde ambiental para a população potiguar foi o principal tema da reunião entre o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lenildo Morais, e a governadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra, realizada na tarde desta sexta-feira (26/06). O encontro, no Palácio de Despachos de Lagoa Nova, reforçou a parceria entre a Fundação e o governo do Estado para ampliar investimentos e acelerar ações que beneficiem os municípios, especialmente os de pequeno porte e as comunidades mais vulneráveis.

Durante a reunião, Lenildo Morais apresentou um panorama das principais ações da Funasa no Rio Grande do Norte e destacou o compromisso da instituição em fortalecer a cooperação com o governo estadual para ampliar o acesso da população aos serviços de saneamento básico.
Atualmente, a Funasa mantém 162 instrumentos vigentes no Rio Grande do Norte, entre convênios e termos de compromisso, abrangendo diferentes frentes de atuação. Desse total, 30 são destinados ao abastecimento de água, 19 ao esgotamento sanitário, 13 às melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas, 36 às ações de educação em saúde ambiental e 13 à aquisição de equipamentos voltados ao fortalecimento das ações de saneamento.

A Fundação também apoiou, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para 89 municípios potiguares e mantém outros três convênios vigentes para a elaboração de planos diretamente com municípios.

Cisternas e parceria estratégica

Outro tema tratado durante o encontro foi o Programa de Cisternas da Funasa. O presidente apresentou à governadora as ações previstas para o estado, que contemplam 47 municípios e beneficiarão cerca de 2.350 famílias com a implantação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva.

A iniciativa contribuirá para ampliar a segurança hídrica e reduzir os impactos da estiagem em comunidades historicamente afetadas pela escassez de água. “São boas notícias, porque são mais investimentos para o nosso estado”, comemorou a governadora, que destacou a boa relação do governo potiguar com a Funasa.

“O Rio Grande do Norte é um parceiro estratégico da Funasa”, enfatizou Lenildo Morais. “Estamos trabalhando para fortalecer essa cooperação e ampliar os investimentos em saneamento e abastecimento de água, porque essas ações representam mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população.”

Fortalecimento e diálogo institucional

Ele também explicou à governadora que a Funasa vive um novo momento de fortalecimento institucional. “Queremos atuar cada vez mais próximos dos estados e dos municípios para acelerar projetos, ampliar investimentos e levar soluções de saneamento a quem mais precisa”, garantiu.

Ao final da reunião, o presidente destacou que a aproximação entre a Funasa e o Governo do Rio Grande do Norte permitirá ampliar o diálogo institucional, fortalecer a execução dos projetos em andamento e construir novas parcerias voltadas ao desenvolvimento do saneamento básico e da saúde ambiental no estado.

Também participaram do encontro o coordenador da Assessoria Técnica na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh), Carlos Nobre de Oliveira; a coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria, Natália Guimarães de Carvalho Assunção; o secretário extraordinário de Governo e Relações Institucionais, George Marcos de Aquino Freitas; o secretário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; e o coordenador do Projeto RN + Recicla, Sérgio Pinheiro.

Pela Funasa, estiveram presentes o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Antônio da Motta Ribeiro, e a superintendente no Rio Grande do Norte, Maria Elizabete Silva de Moura.

Fotos: Divulgação

Avatar photo

Postado por MOSSORÓ NEWS

Somos um veículo de comunicação conservador que tem como essência a prática de um jornalismo independente, ético e comprometido com a verdade. Nosso trabalho une informação precisa e relevante à análise crítica e à opinião responsável sempre que necessário, pois acreditamos que o jornalismo não deve ser neutro diante da realidade. Defendemos valores que sustentam a sociedade — como família, tradição, liberdade e ordem — e entendemos que imparcialidade significa fidelidade aos fatos, sem submissão a narrativas impostas. Ao mesmo tempo, buscamos dar voz aos cidadãos comuns, muitas vezes silenciados pela grande mídia, ouvindo diferentes pontos de vista e priorizando pautas de real interesse público. Nosso compromisso é oferecer conteúdo que forme leitores mais conscientes, engajados e comprometidos com a verdade. Valorizamos também a experiência de quem nos acompanha, disponibilizando uma plataforma clara, acessível e interativa, que estreita a relação com o público e fortalece a confiança no nosso trabalho. Em resumo, somos um jornalismo conservador, crítico e com opinião sempre que necessário, sustentado pela transparência e pela defesa inegociável da verdade como base para fortalecer a democracia, a cidadania e o progresso da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rogério Marinho e Coronel Hélio visitam obras da Adutora do Agreste, viabilizada pelo senador

Donald Trump e nossa guerra contra o comunismo que tenazmente nos assedia de formas diferentes em tempos e tempos