Vivemos em um mundo onde muita gente ainda confunde ser romântico e valorizar o parceiro ou a parceira com ser emocionado ou exagerado. Por isso, muitas pessoas acabam segurando os gestos, evitam o carinho e se afastam de qualquer demonstração de afeto quando estão ao lado de quem amam.
Isso acontece por medo. É o medo do que os outros vão pensar, dos julgamentos de quem não tem nada a ver com a relação, mas que mesmo assim parece ter voz na cabeça de quem ama. Por essas razões, preferem manter a distância, como se o amor devesse ficar escondido apenas entre quatro paredes.
E não é só na rua. Muitas vezes se incomodam até com o que é publicado nas redes sociais, no Instagram, no TikTok ou no status do WhatsApp. Aí acabam olhando demais e se preocupando demais. Esquecem que ao se preocupar demais com os olhares externos, acabam deixando de cuidar e de demonstrar a quem realmente importa.
Um detalhe é essencial. Não deveria ser muito mais preocupante o fato de alguém esconder o seu parceiro ou a sua parceira? Quando a relação não aparece em lugar nenhum, quando não há nenhum sinal de que aquela pessoa faz parte da nossa vida, o que chega ao outro é a sensação de não ser importante o suficiente para ser assumido.
Assim como é de se lamentar quem esconde quem ama, também é de se lamentar que pessoas de pensamento medíocre criam até grupinhos fechados para gravar ou compartilhar demonstrações de afeto e criticar os casais. São pessoas mal amadas que na verdade queriam viver aquilo, mas não podem e não conseguem, porque não têm um parceiro ou uma parceira que lhes dê o devido valor.
Quem está na relação passa a sentir que o vínculo não tem espaço para ser visto e reconhecido, como se o amor precisasse se esconder para não incomodar ninguém. Mas vale refletir. O afeto não é algo que deva causar vergonha ou constrangimento. Quando é feito com respeito, discrição e sem exageros, ele é apenas uma forma simples e sincera de mostrar ao outro que ele é importante, que faz parte da nossa vida e que temos orgulho de estar ao seu lado.
O equívoco está em colocar a opinião de quem está de fora acima do bem-estar e da segurança emocional de quem está dentro da relação. Quem ama de verdade não tem por que esconder esse sentimento. E o maior erro é deixar que o medo do que os outros pensam seja mais forte do que a vontade de fazer a pessoa amada se sentir valorizada, não só na intimidade, mas também diante do mundo.


