in , ,

Demonstrar afeto em público: por que tantos evitam o que deveria ser natural?

Vivemos em um mundo onde muita gente ainda confunde ser romântico e valorizar o parceiro ou a parceira com ser emocionado ou exagerado. Por isso, muitas pessoas acabam segurando os gestos, evitam o carinho e se afastam de qualquer demonstração de afeto quando estão ao lado de quem amam.

Isso acontece por medo. É o medo do que os outros vão pensar, dos julgamentos de quem não tem nada a ver com a relação, mas que mesmo assim parece ter voz na cabeça de quem ama. Por essas razões, preferem manter a distância, como se o amor devesse ficar escondido apenas entre quatro paredes.

E não é só na rua. Muitas vezes se incomodam até com o que é publicado nas redes sociais, no Instagram, no TikTok ou no status do WhatsApp. Aí acabam olhando demais e se preocupando demais. Esquecem que ao se preocupar demais com os olhares externos, acabam deixando de cuidar e de demonstrar a quem realmente importa.

Um detalhe é essencial. Não deveria ser muito mais preocupante o fato de alguém esconder o seu parceiro ou a sua parceira? Quando a relação não aparece em lugar nenhum, quando não há nenhum sinal de que aquela pessoa faz parte da nossa vida, o que chega ao outro é a sensação de não ser importante o suficiente para ser assumido.

Assim como é de se lamentar quem esconde quem ama, também é de se lamentar que pessoas de pensamento medíocre criam até grupinhos fechados para gravar ou compartilhar demonstrações de afeto e criticar os casais. São pessoas mal amadas que na verdade queriam viver aquilo, mas não podem e não conseguem, porque não têm um parceiro ou uma parceira que lhes dê o devido valor.

Quem está na relação passa a sentir que o vínculo não tem espaço para ser visto e reconhecido, como se o amor precisasse se esconder para não incomodar ninguém. Mas vale refletir. O afeto não é algo que deva causar vergonha ou constrangimento. Quando é feito com respeito, discrição e sem exageros, ele é apenas uma forma simples e sincera de mostrar ao outro que ele é importante, que faz parte da nossa vida e que temos orgulho de estar ao seu lado.

O equívoco está em colocar a opinião de quem está de fora acima do bem-estar e da segurança emocional de quem está dentro da relação. Quem ama de verdade não tem por que esconder esse sentimento. E o maior erro é deixar que o medo do que os outros pensam seja mais forte do que a vontade de fazer a pessoa amada se sentir valorizada, não só na intimidade, mas também diante do mundo.

Avatar photo

Postado por Eryx Moraes

Jornalista potiguar, nascido em 25 de março de 1985, em Felipe Guerra-RN. Ao longo da carreira, atuou em jornais impressos como O Vale do Apodi e News 360, além de rádios como FM Boas Novas, FM Liberdade (Felipe Guerra) e Rádio Rural de Mossoró. Atualmente, é chefe de redação do portal Mossoró News e chefia a Comunicação do Governo Municipal de Felipe Guerra-RN.

Detentor de amplo conhecimento acadêmico na área do Direito, Eryx também é empreendedor no ramo da perfumaria e da venda direta, unindo experiência em comunicação e gestão a habilidades empresariais.

Reconhecido pelo impacto de seu trabalho no jornalismo regional, recebeu a Cidadania Mossoroense, concedida pela Câmara Municipal de Mossoró-RN, e a Comenda Pedra e Abelha, honraria da Câmara Municipal de Felipe Guerra-RN destinada a filhos da terra que se destacam profissionalmente em outras cidades e regiões.

Com sólida experiência em política, economia, cultura e questões sociais, Eryx se destaca por sua competência, versatilidade e credibilidade, consolidando-se como referência no jornalismo potiguar e como profissional multifacetado em diferentes áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Será que convém a Michelle que Flávio Bolsonaro perca a eleição? Certamente sim

Rogério Marinho e Coronel Hélio visitam obras da Adutora do Agreste, viabilizada pelo senador